Você sabia que um estudo que analisou a frequência de autolesão em crianças e adolescentes descobriu que a autolesão ocorre de maneira mais frequente durante o período letivo do que nas férias? E que, dentro do período letivo, elas acontecem em maior quantidade de domingo a quinta-feira?
Pois é, o ambiente escolar pode influenciar muito na saúde mental de crianças e adolescentes. Isso porque a escola é um dos pontos centrais no desenvolvimento infantojuvenil, sendo frequentemente o principal local de acolhimento externo, aprendizado, socialização e descobertas nessa fase da vida.
Assim, a escola possui um papel essencial na prevenção de comportamentos auto lesivos, na promoção de saúde mental coletiva e na identificação de possíveis casos que necessitam de um acompanhamento especializado, sendo muito importante que as pessoas que atuam em ambientes educacionais sejam capacitadas por meio de informações cientificamente seguras. Isso facilita a participação com segurança e responsabilidade na promoção de um ambiente positivo, além de incentivar um olhar analítico e empático ao desenvolvimento e comportamento de crianças e adolescentes.
Separamos algumas leituras que podem auxiliar nesse processo. Ao clicar na imagem, você será direcionado ao livro virtual correspondente:
Que tal ouvir um pouco mais sobre a autolesão em adolescentes?
Você sabia que existe um site destinado exclusivamente aos profissionais da educação para auxiliar na abordagem de saúde mental de crianças e adolescentes no ambiente escolar?
Conheça o “Ame sua mente” em https://www.amesuamente.org.br/